Carbono Social Serviços Ambientais
 
Anterior 1 2
 
Além de investimentos, esses projetos são uma forma de promover o desenvolvimento sustentável nos países através não só de ganhos ambientais, mas também sociais.
O Projeto
O projeto de substituição de combustível da Cerâmica Maracá consiste na troca de biomassa não renovável (lenha nativa sem plano de manejo florestal) por biomassas de origem comprovadamente renováveis (serragem, cavaco, resíduos de madeireira, entre outros) para geração de energia térmica nos fornos responsáveis pela queima dos produtos de cerâmica vermelha.
A troca de combustíveis, além de desestimular a prática do desmatamento, ainda é responsável pela redução de emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Devido ao projeto, serão reduzidas aproximadamente 129,910 toneladas equivalentes de carbono em 10 anos, que serão comercializadas como créditos de carbono no Mercado Voluntário.
Carbono Social
A fim de garantir benefícios para a sustentabilidade, o projeto utiliza a Metodologia do Carbono Social. A metodologia tem por objetivo garantir que os projetos desenvolvidos insiram efetivamente as questões de contribuição para o desenvolvimento sustentável por meio da incorporação de métodos transparentes e participativos de acesso e mensuração dos benefícios revertidos para as partes envolvidas e para o meio ambiente.
Informações Técnicas do Projeto
Participante: Cerâmica Maracá / Localização: Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil. Período de obtenção de crédito: 10 anos. Metodologias: AMS- IE. Substituição de Biomassa Não renovável para aplicações térmicas para o usuário. (AMS- I.E: Switch from Non – Renewable Biomass for Thermal Application by the User – Version 01 from February 01 of 2008 onwards). Cálculo da redução de emissões: Foram calculadas as emissões do projeto, fugas, emissões da linha de base e redução de emissões de GEE resultantes do projeto resultando na estimativa de redução de 129,910 toneladas equivalentes de carbono durante o período de 10 anos. Impactos Ambientais e Sociais: Os impactos ambientais do projeto relacionam-se ao desestímulo do desmatamento, assim como melhorias nas condições de trabalho para os empregados da empresa, devido à alterações no processo produtivo. Informações detalhadas com relação aos benefícios promovidos pelo projeto estão presentes no Relatório do Carbono Social.
Anterior 1 2