Carbono Social Serviços Ambientais
Descrição Geral da Atividade de Projeto Voltar
 
A Cerâmica Maracá é uma empresa fabricante de telhas e blocos de cerâmica estrutural vermelha, atividade industrial importante para o setor da construção civil no Brasil.
Localizada em Ituiutaba, uma das cidades mais desenvolvidas no estado brasileiro de Minas Gerais, a empresa é uma das representantes da notável indústria cerâmica do município. Conhecido como um dos maiores produtores de telhas do país, o setor cerâmico de Ituiutaba é responsável por grande parte da geração de empregos e fabricação de produtos para exportação do município. Segundo o IBGE, o valor adicionado ao PIB pelas indústrias fica atrás apenas do setor de serviços.
O combustível usado pela empresa para a realização da queima das telhas e tijolos, um dos estágios do ciclo produtivo fundamental para a qualidade do produto cerâmico, foi, até dezembro de 2007, a lenha nativa do Cerrado, bioma brasileiro onde se situa a Cerâmica Maracá. Os seis fornos abóbada presentes no empreendimento consumiam aproximadamente 1200 m2 de madeira nativa por mês.
Para cessar o uso de lenha nativa, foram necessárias alterações e adaptações na linha de produção, a fim de que esta se tornasse apta a receber a nova biomassa. Para implantar o projeto foram encontradas barreiras como problemas com a definição do ponto de queima da biomassa, resistência dos empregados às mudanças, reformas nos fornos e alterações no layout da fábrica.
 
- Atividades e Metodologia empregada para redução / absorção de GEE
A atividade de projeto da Cerâmica Maracá consiste na substituição do consumo da lenha nativa, biomassa não renovável, utilizada nos fornos, para cavaco de Pinus e serragem de madeiras com plano de manejo florestal, entre outras biomassas consideradas renováveis.
Embora os créditos gerados pela atividade de projeto sejam destinados ao mercado voluntário de reduções de emissões, o projeto utiliza a seguinte categoria de modalidades e procedimentos simplificados, para atividades de projeto de pequena escala do tipo I do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
 
1 2